fbpx

Social Media é um criador de conteúdos?

Logo para psicólogo
Julho 21, 2020
O que é o Gerenciador de Anúncios do Facebook?
Abril 16, 2021

Será que o social media cria conteúdos para empresas/profissionais ou o seu trabalho consiste em apenas postar conteúdos criados?

Na minha opinião, um bom social media vai atuar de 3 maneiras:

  • POSTAR
  • EMBELEZAR
  • CRIAR

POSTAR

Postar é uma função quase mecânica mas necessária. Exige mais esforço do cliente que do S.M. O cliente cria o texto, tira a foto e manda para o social postar. O texto vai passar por uma correção, divisão de parágrafos, inserção de emojis, hashtags e hiperlinks. A foto pode receber uma pequena edição ou um filtro.

Quem procura um profissional para cuidar das suas mídias sociais geralmente não quer gastar tempo com criação de conteúdo, mas sinceramente, você não vai poder terceirizar tudo.

É importante o expert mostrar sua cara para o conteúdo ficar mais humanizado. Além disso, existem alguns temas que fogem muito da especialidade do social media. Por exemplo, se você é um médico cardiologista vai ser muito importante você participar mais ativamente do que está sendo compartilhado no seu perfil do que se você é dono de uma loja de carros.

EMBELEZAR

Apesar das fotos pessoais terem um bom engajamento e ainda humanizarem o seu perfil tem horas que uma boa arte faz toda a diferença. Principalmente quando você está divulgando algum lançamento. Pode ser um curso on-line, um novo produto ou serviço, ou ainda, uma nova forma de atendimento que você não oferecia antes.

Tem momentos que precisam ser marcados com um cartaz, um flyer, uma arte com um tom profissional. E tem perfis que ficam muito bem com um feed mais harmonizado, mesmo que seja uma arte simples e discreta. Mas a constância no design gera pregnância visual e trás aquela sensação confortável de que já vi isso antes.

Por exemplo esse perfil que eu administro:

CRIAR

Sim, o Social Media também cria.

A primeira criação de um bom profissional é a Estratégia do Conteúdo. É nesse momento que se planeja tudo que vai ser publicado nas suas mídias. Seja conteúdos criados por você ou pelo profissional que vai trabalha para você. É nesse momento que se entende o porquê das postagens e qual será a frequência.

Sobre criar postagens originais sem depender do expert, o dono da conta, também é possível e existem algumas formas de se fazer isso:

  • a partir de referências citadas pelo cliente ( livros, sites, filmes, palestras, cursos)
  • reciclando conteúdos mais antigos
  • transformando conteúdos ( pegar um vídeo do autor e transformar em textos, resumir o texto em pequenas citações…)
  • a partir de pesquisas na internet ( isso se o social media tiver intimidade com o tema e boa redação )

Existem outras técnicas de criação de conteúdo, se você quiser se aprofundar nesse tema eu recomendo o curso Criadores de Conteúdo da Rejane Toigo. Serve para quem quer ser um Social Media diferenciado e também para todo profissional que pretende criar conteúdo na internet.

Então o Social Media é sim um Criador de Conteúdo. Os melhores profissionais dessa área vão poupar muito tempo do seus clientes e vão trazer mais resultados por meio de uma criação diferenciada.

E digo mais, ainda vão se divertir no caminho. Pois é muito bom trabalhar com pesquisa, aprendizado e criação.