fbpx
Roda dos Sentimentos
Agosto 17, 2022

O psicólogo Robert Plutchik desenvolveu a RODA das EMOÇÕES, um recurso gráfico para classificar as diferentes emoções e as relações entre elas.

Já percebeu alguma dificuldade em identificar os seus sentimentos? Ou os sentimentos do seu cliente? A roda das emoções criada por Robert Plutchik pode te ajudar a nomear e comunicar suas emoções.


Robert Plutchik, psicólogo norte-americano, criou em 1980, esse gráfico circular dividido em seções e subseções para ajudar o indivíduo a identificar e compreender melhor sua experiência emocional. Essa imagem logo abaixo é da Roda das Emoções original, em inglês.

Roda das Emoções de Robert Plutchik

Se você quiser adquirir a versão traduzida e redesenhada feita por mim, clique nesse link logo abaixo. Você terá acesso às 3 versões traduzidas da Roda das Emoções e com qualidade de impressão. Roda das Emoções para Imprimir

Como usar a Roda das Emoções?

O primeiro passo é a observação e estudo. Ler e reler algumas vezes a roda vai ampliar o seu vocabulário de emoções e facilitar a identificações dos sentimentos no futuro. Algumas pessoas optam por imprimir esta Roda das Emoções e colar na parede do quarto, ou do consultório.

Use novas palavras para definir seus sentimentos

É muito comum usarmos apenas um sentimento para definirmos qualquer situação. Tem gente que fala que está com raiva, sempre está com raiva e qualquer situação deixa-a com raiva. Porém, algumas vezes, essa raiva é apenas ansiedade e outras vezes pode até ser medo. Quando sentir algo, seja a raiva, por exemplo, consulte a roda das emoções e veja se não tem algum outro sentimento mais próximo da sua realidade.

Classifique os sentimentos positivos também

Se sentir alegre é diferente de se sentir entusiasmado. Alegria pode ser confundida com atração também, mas perceba como enriquece o seu autoconhecimento nominar estes sentimentos de maneira mais apropriada. Uma coisa é quando alguém te deixa alegre e outra é quando você se sente atraído por esta pessoa. Ambos são sentimentos bons e sim, tem alguma semelhança, mas também contém diferenças importantes.

Como lidar com os sentimentos identificados

Isso vai depender de vários fatores, como por exemplo, suas crenças, a linha terapêutica que você segue, sua base cultural e etc. Neste artigo eu não tenho a pretensão de fazer um diagnóstico ou indicar-lhe um tratamento. Para isso recomendo que você busque o seu terapeuta. Eu sou apenas o designer que fez a tradução e desenhei a Roda das Emoções de Robert Plutcki em português.

roda-das-emoções-pdf